15 de nov. de 2010

Curiosidades Sobre o Esquilo (kkkk)''

Esquilo
Você sabia que o esquilo pode prever tempestades?

E sabia que os filhotes de esquilo nascem cegos e levam 9 dias para poder enxergar?

Essa e muitas outras curiosidades você confere nesse post.

O esquilo é um pequeno mamífero roedor de corpo esticado que mede mais de 25 cm de comprimento. A cauda é comprida com 22cm, e é bem peluda. Elepesa aproximadamente 250g.

A cor muda de um para outro, ela muda com o clima e com as estações do ano.

No inverno o pêlo é acastanhado com reflexos ruivos,misturado de cinzento no dorso ou na cabeça. A barriga é branca. Tem a audição e oufato muito fortes.

Ele vive geralmente em florestas, é um animal muito rápido, salta de ramo em ramo de árvores com muita facilidade. É também conhecido por ser um mamífero esperto. É um animal muito comum na Europa, embora viva também em outros continentes.

Como nos desenhos ele se alimenta de frutos, preferindo nozes e pinhões, pois quando a comida é de muita ele guarda em buracos das árvores sob as pedras ou em buracos que ele mesmo escava. Esses alimentos são guardados para quando o alimento é raro e ele possa se alimentar, principalmente noInverno.

Durante o tempo quente (durante o dia) dorme e só sai da toca de madrugada e ao entardecer.

Pressente as mudanças de tempo, ele fica muito inquieto e emitindo um assobio característico que só emite quando esta agitado.

Reproduz-se duas vezes por ano, a primeira em Março e a segunda em Junho,pode ter na primeira ninhada 2 á 7 filhotinhos e na segunda menos filhotinhos.Os filhotinhos nascem cegos e assim permanecem 9 dias.

A fêmea cuida dos filhotinhos com muito cuidado amor e carinho. Praconstruírem os seus ninhos usam os mesmos materiais do que as aves,sendo seu interior cheio de musgos.

Os seus predadores ou seja animais que os comem são raposas,aves de rapina as martas. Às duas primeiras escapa bem facilmente,escondendo-se em buracos onde aqueles não podem entrar.

Mas às martas são difíceis de escapar por serem muito rápidas ,trepando com igual facilidade as árvores.

Um comentário:

  1. "A cor [...] muda com o clima e com as estações do ano."

    AI MEU DEUS.
    NÃO ACREDITO que esquilos REALMENTE mudam de cor.
    Putz'
    To devendo desculpas a alguem...
    aushaushau'
    bjos nathy

    ResponderExcluir