18 de mar. de 2011

Ironia

Nem to acreditando...KKK''
To fazendo esse post por causa do meu prof de português,eu disse que naum sabia o q era ironia pq naum tava afim de falar...ele pediu pra mim fazer isso!
Vamos lá!


No dicionário ironia quer dizer:Tropo que consiste em dizer o contrário do que as palavras significam.
Zombaria, sarcasmo: ironia amarga.
Ironia socrática, espécie de ensino por interrogações, familiar a Sócrates.






 IRONIA
ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.

Tipos de ironia:
  • A ironia oral é a disparidade entre a expressão e a intenção: quando um locutor diz uma coisa mas pretende expressar outra, ou então quando um significado literal é contrário para atingir o efeito desejado.
  • A ironia dramática (ou sátira) é a disparidade entre a expressão e a compreensão/cognição: quando uma palavra ou uma ação põe uma questão em jogo e a plateia entende o significado da situação, mas a personagem não.
  • A ironia de situação é a disparidade existente entre a intenção e o resultado: quando o resultado de uma ação é contrário ao desejo ou efeito esperado. Da mesma maneira, a ironia infinita (cosmic irony) é a disparidade entre o desejo humano e as duras realidades do mundo externo. Certas doutrinas afirmam que a ironia de situação e a ironia infinita, não são ironias de todo
Exemplos:

* Moça linda, bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor! (Mário de Andrade)
* -Você está intolerante hoje
-Não diga, meu amor!


Aqui está...eu só naum quis dizer pq sou uma das pessoas mais irônicas que conheço;quase td que falo é ironia!
BJ!
Nathália C.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário